Os norte-americanos acordaram, hoje, com um novo vento. Os Democratas venceram as eleições para a Câmara dos Representantes e estão a caminho de vencer, também, para o Senado. Este resultado representa uma significativa mudança na política norte-americana, designadamente quanto à Guerra no Iraque.

 

A George W. Bush pergunta-se: e agora? O que dirá, esta tarde, Bush sobre este resultado eleitoral, sabendo-se, já, que está “desapontado”. Mas, que consequências políticas retirará desta madrugada eleitoral?

 

A Nancy Pelosi, futura Líder do Congresso norte-americano, deseja-se êxito nas novas tarefas. Mulher de esquerda, de fortes convicções e, aparentemente, preparada para tamanha responsabilidade que assumirá – terceira figura do Estado norte-americano – esperemos responda aos sinais dados pelo eleitorado de, como a própria afirmou, “os norte-americanos votaram para uma nova mudança e para que os democratas ponham o país numa nova direcção.” Que esta “nova direcção” seja a de uma visão integrada do mundo, respeitadora das normas internacionais e coerente com os valores inscritos na Declaração Universal dos Direitos do Homem.